Atividade Fonoaudiológica: Quais são os intrusos? Fonema /r/ para Download

Atividade Fonoaudiológica: Quais são os intrusos? Fonema /r/ para Download

Manter pacientes participativos durante toda a sessão de fonoterapia está longe de ser uma tarefa simples, como já comentei por aqui anteriormente, mas com um pouco de criatividade, sempre se dá um jeito! 😂

Como parte desse esforço, aproveitei para compartilhar com você uma atividade super legal e diferente para treinar um fonema que aparece muito no consultório. Você já sabe qual é?

Sim, é ele mesmo, o fonema /r/. Essa atividade, em especial, foi realizada com o intuito de trabalhar a produção e a percepção do fonema /r/, e foi carinhosamente apelidada de: Quais são os intrusos?

Como funciona

O paciente deverá descobrir quais são as imagens “intrusas”, ou seja, que não possuem o som do /r/. Por exemplo: Castelo (tem ou não tem o som do /r/ na palavra?). Ao total são 24 imagens com o fonema alvo /r/ e 12 imagens intrusas. Essa atividade tem N possibilidades, então, a única restrição é a sua imaginação.

Para confeccionar a atividade você vai precisar de

  • Modelo da atividade “Quais são os intrusos com o fonema /r/ para impressão”:

  • Download do modelo

Dica: Se preferir, você pode plastificar e reutilizar está atividade com outros pacientes. O meio ambiente agradece e eu também! 💜

Ah, não deixa de me falar como foi a experiência de vocês por aí, combinado?

Para receber mais dicas como essa, não deixe de inscrever-se no nosso blog e nos seguir no Instagram!